top of page

OFICINAS

Podemos dizer que a "Oficina" é um trabalho estruturado com grupos que independe do número de encontros, focalizado em torno de uma questão central que o grupo se propõe a elaborar. O que se tem como objetivo é o trabalho, em grupo, com o campo de significados afetivos e vivências relacionados à temática escolhida, sendo a  oficina, dessa forma, utilizada em trabalhos comunitários e nos mais variados contextos em que se faz importante a intervenção psicossocial, devendo, mesmo que sugerida por terceiros, partir de um diálogo com o grupo a ser atendido (AFONSO, 2005).


Dessa forma, as oficinas aqui apresentadas são exemplos de temáticas com as quais já trabalhei e também possíveis (e não exclusivos) pontos de partida para novas experiências de trabalho com grupos ou organizações.

TEMPO DE CUIDAR: OFICINA DE SHANTALA

Essa oficina foi pensada a partir do meu encontro com a massoterapeuta Adrielly Bueno e tem por objetivo reunir conosco pessoas para uma troca de experiências que fortaleçam práticas de cuidados a partir dos benefícios da Shantala, uma técnica de massagem em bebês que atua no desenvolvimento dos pequenos e da relação mãe-bebê.

OFICINA DE LEITURA

Essa oficina contempla a leitura como elemento importante ao processo de desenvolvimento das crianças e adolescentes e propõe-se a estimular nesse público, novos modos de a conceber e exercer como ferramenta de diálogo com o mundo.

Referências Bibliográficas

AFONSO, Maria Lucia, M.(2005). Oficinas em dinâmicas de grupo: um método de intervenção psicossocial.

bottom of page